terça-feira, 13 de junho de 2017

Mad Dogs (2016)

 

Quem tem saudades de Breaking Bad não deve perder esta série. Não é a mesma coisa mas o tema e o ritmo alucinante certamente agradarão ao mesmo público.
Um empresário do imobiliário, aparentemente bem sucedido, convida os seus quatro amigos de juventude para umas férias no seu espectacular chalé no Belize. Por chalé, entenda-se uma vila de dois andares, pátio interior com piscina, extensa propriedade privada em volta e praia privada. Uma casa de sonho! Os amigos ficam deslumbrados! Embora percebam que o amigo do Belize os convidou para ostentar. Mas que é isso entre amigos? E de férias?


Depois de um dia de banhos de mar e jogos de bola na areia, sentados à mesa, o bom anfitrião muda subitamente de atitude e desata a criticar impiedosamente cada um deles, apontando-lhes os falhanços pessoais e profissionais. Antes que possam responder, um homem encapuzado entra no chalé e troca algumas palavras com o dono da casa. Não gostando das respostas, o encapuzado dá-lhe um tiro na cabeça. Assim mesmo, sem mais!


Os quatro amigos, em choque, são também ameaçados. O assassino julga-os cúmplices dos negócios obscuros do amigo do Belize e exige-lhes que entreguem aquilo que o primeiro não quis entregar. Para lhes complicar ainda mais a vida, arranja maneira de os incriminar pelo homicídio. Agora em estado do pânico, os quatro amigos percebem a armadilha em que caíram e pensam em fugir. Mas, incriminados pelo homicídio, e por serem estrangeiros num país de legalidade duvidosa, tomam a precaução de esconder o corpo. O que não vai ser tão fácil como julgavam...
Começa assim uma série de aventuras rocambolescas e alucinantes em que um advogado, um gestor financeiro, um professor e um empreiteiro se vêm a fugir a uma chefe de polícia corrupta, a um cartel de droga, a personagens tenebrosas com ligações à CIA, e até ao FBI. Fora do seu ambiente, sem recursos nem conhecimentos, sem saberem no que se meteram, rodeados pelas paisagens tão belas quanto perigosas da selva tropical, como é que se vão safar? Confrontados com circunstâncias de vida ou de morte, a amizade que antes os ligava pode não passar de uma fantasia inexistente quando o instinto de sobrevivência fala mais alto. Qual deles trairá os outros primeiro? Qual deles, tendo a oportunidade de escapar, deixará os outros para trás?

Mad Dogs é a adaptação de 2016 da série britânica homónima de 2011. As semelhanças com Breaking Bad são evidentes, tanto no tema, como na cinematografia (os planos da piscina, por exemplo), como nas cenas de acção e no humor negro. Mas a história é bastante diferente e não existe um Walter White com soluções geniais de último minuto. São só pessoas normais numa situação extrema, e desde o primeiro momento sentimos que podia acontecer-nos a nós.
Num panorama televisivo recheado de histórias mal-amanhadas, Mad Dogs surpreendeu-me pela inteligência e pelo humor. Recomendo vivamente.




Sem comentários: