terça-feira, 28 de maio de 2013

Gotika: arquivos Agosto 2004

agosto 25, 2004

A educação musical de um jovem gótico

Vocês não imaginam o que eu tive de ouvir nos anos 80! Principalmente a quantidade de punk que me passou pelos ouvidos até ter de dizer "basta, odeio isto!". Mas... a formação de base é a formação de base!
Naquele tempo só tínhamos o Blitz. E os programas do António Sérgio. E uma rádio que dava pelo nome de Correio da Manhã Rádio, 104.7.
Agora a música nova chega-me através da internet, e não vem de cá. Agora dou-me ao luxo de escolher a rádio, já não é a rádio que me escolhe a mim por falta de opções.
Mas foram bons professores, aqueles.
Já ouviram falar de Kraftwerk? Deviam. De Sex Pistols e Clash? Obrigatório.
Custa-me um bocado ouvir putos dizer bem dos Moonspell, que são o máximo, e nunca ouviram Fields of the Nephilim. Ou melhor, ouviram, mas se calhar não sabem o que estão a ouvir e que os Fields of the Nephilim vieram primeiro. (Sem desmerecimento dos Moonspell!)
Deixo-vos a minha lista pessoal, que é incompleta, porque é pessoal. Aquilo que deviam mesmo ouvir.

All About Eve "All About Eve", "Scarlet And Other Stories" (banda muito chegada aos Mission, gótico neo-hippie)

Bauhaus (tudo, mas podem começar por) "Press the eject and give me the tape" (álbum ao vivo)

Christian Death "Only Theatre of Pain", "Sex, drugs & Jesus Christ", "The Scriptures"

(The) Cult (incluindo Southern Death Cult e Death Cult, nomes anteriores a The Cult) "God's Zoo", "Dreamtime", "Love"

Cure - ok, eu não gosto, mas é obrigatório

Cocteau Twins - idem

Dead Can Dance - tudo, mesmo tudo

Faith No More - as velharias

Fields of the Nephilim "Dawnrazor", "Elizium"´, "Earth Inferno" (vale a pena)

Jesus & Mary Chain "Darklands" (introdução ao alternativo pop industrial)

Joy Division "Closer" (Joy Division é um "must")

Love and Rockets "Earth. Sun. Moon" (Love and Rockets é a banda que se formou depois dos Bauhaus, sem o vocalista Peter Murphy)

(The) Mission "Gods Own Medicine", "Children"

Nick Cave & The Bad Seeds (incluindo a banda de Nick Cave, Birthday Party) - não gosto de Birthday Party mas é bom ouvir para perceber o que se fazia naquele tempo

Peter Murphy (ex-vocalista dos Bauhaus) "Love Hysteria"

Red Lorry Yellow Lorry - se encontrarem à venda o "Generation - the best of", já vão com muita sorte

Siouxie & The Banshees "Hyæna", "Through the Looking Glass"

(The) Sisters of Mercy "First and Last and Always", "Floodland", "Vision Thing" (estes senhores são para ouvir mesmo sob pena de total ignorância musical; são uma espécie de Camões do gótico)

Qualquer destas bandas dirá nos seus sites que não é uma banda gótica. Ignorem. É normal. Algumas até não são. Mas contribuiram. The damage is done.
Isto foi apenas uma amostra. Para ser exaustiva devia ir buscar um daqueles velhos flyers que se mandavam pelo correio com o catálogo das K7s para gravar... Ok, esqueçam esta última parte. Não é do vosso tempo.
Espero ter sido útil.

Publicado por _gotika_ em 07:28 AM | Comentários: (50)


~~§~~


Comentário:
Imagino que os 50 comentários tenham sido críticas por me ter esquecido de tudo o que não incluí.

1 comentário:

Fashion Faux Pas disse...

Os meus 10 tostões: Faith No More - Tudo. Mas mesmo tudo. E não são góticos. Mas são os pais do grunge, ainda o Cobain andava de fraldas.