quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

[Update 3:Mistério resolvido] Problemas com o arquivo dos posts

Graças a um comentário recente reparei que desde Outubro a página de arquivo mensal (ex, "Outubro") só estava a mostrar a segunda metade do mês. Isto é, todos os posts da primeira metade do mês ficam escondidos e inacessíveis. Mas só a partir de Outubro. O arquivo mensal estava funcionar até ao mês de Setembro inclusive. Não sei como isto aconteceu porque eu não alterei nenhuns settings (logo, culpa do Blogger!) mas é uma grande chatice porque gosto de arquivar mensalmente. Vou ter de fazer alguns testes. Não acredito que começar a publicar um post por dia tenha sido a causa mas nunca se sabe. No Pórtico isto não está a acontecer.
Provisoriamente, mudei os settings para arquivo semanal. Algumas coisas no Blogger acabam por se corrigir "sozinhas". Se não, vou ter de pensar a sério no que vou fazer porque detesto o arquivamento semanal e é ainda mais horrível para o leitor procurar o que quer.


UPDATE
Continuo sem saber como solucionar a situação dos arquivos. Por agora vou manter o arquivo semanal. Para o mês que vem talvez tenha de fazer testes.
É possível que o Blogger tenha definido uma "quantidade" de caracteres disponível para armazenamento mensal e nestes últimos três meses eu tenha estado a ultrapassá-la?... É só uma teoria.


UPDATE 2
E não é que eu tinha razão?
Depois de expor esta situação num fórum de ajuda do Blogger, recebo esta resposta:

No caso dos arquivos, quando o visitante clicar em um mês pode acontecer de ele não visualizar todas as postagens daquele mês, mas ele pode acessar essas postagens através dos links Postagens mais antigas e Postagens mais recentes ao final de cada página do seu blog.

Ora, como o meu template é antigo não tenho essa opção. Nem a quero. O que eu quero é uma página com todos os artigos do mês. Se o Blogger tem um limite de caracteres devia dizê-lo abertamente (o que não dava boa publicidade ao Blogger, certo? mas o efeito é o mesmo). Justificam isto com uma maior rapidez de carregamento, o que é um disparate autêntico. As páginas são pesadas não por causa de palavras e imagens mas vídeos, música embedida, gadgets e porcarias que muita gente põe nos blogs só porque acha que é giro. Mas cada um devia ter a rapidez de carregamento de página que merece.



UPDATE 3: MISTÉRIO RESOLVIDO
Vim a descobrir que desde 2010 o Blogger efectivamente limitou o número de posts que podem aparecer numa única página, incluindo a página de arquivo mensal. O objectivo é espalhar os posts por mais páginas, originando mais pageviews. Ora, a quem é que isto interessa? Às pessoas que permitem anúncios e são pagas por visita, bem como aos anunciantes do Blogger.
Na prática, isto significa que para arquivar mensalmente só se pode publicar um determinado número de posts por mês, senão os mais antigos não aparecem no arquivo.
Só me apercebi disto agora ao publicar os posts do blog Gotika apagado no Sapo, publicando um post por dia. Por esta experiência, concluiu-se que só se pode publicar 12 a 15 posts por mês. Tenciono fazer testes num blog de teste e se não houver maneira de contornar isto vou ter de publicar tudo de novo, espaçando mais os posts. Por isso, aviso que os posts podem subitamente "desaparecer", mas não estão desaparecidos. Estão agendados. Bem como os vossos comentários, que não serão perdidos.
Muito obrigada pela vossa paciência.

Sem comentários: