quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Gotika: arquivos Fevereiro 2004

fevereiro 10, 2004

Body and soul?

Quando se lê uma história de vampiros, geralmente não se está à espera de encontrar teorias filosóficas sobre a essência divina. É por isso que os livros de Anne Rice podem ser tudo menos literatura de terror.

Neste, “The Tale of the Body Thief”, encontrei esta interessante teoria de David (um mortal amigo do vampiro Lestat), da qual vou transcrever as frases chave do diálogo com Lestat, deixando parágrafos onde deveria estar (...) por uma questão de facilidade de leitura.

God Himself is Body and Soul!

The truth is in Genesis, it’s there. I’ll tell you what the big bang was, Lestat. It was when the cells of God began to divide.
 
O que é que ele está a dizer, basicamente? Que Deus tem uma parte física, que Deus não é apenas espírito. Que o inexplicável big bang, o momento que deu origem ao início da vida no universo, corresponde ao que o Genesis descreve como “Deus criou o homem à sua imagem”. Deus teria criado toda a Vida através da divisão celular das suas próprias células. Do corpo físico de Deus.
Mas esta “experiência” teve oposição:

God has made many mistakes. Many, many mistakes. As surely God himself knows! And I suspect the angels tried to warn Him. The Devil became the Devil because he tried to warn god. God is love. But I’m not sure God is absolutely brilliant.

Lestat intervém:
David, if you keep this up, you’ll be struck by lightning!

Ao que David responde:
Nonsense. God wants us to figure it out.

Aqui implica que Deus quer que o homem descubra o que está por trás da sua criação. E que Deus não é perfeito como pensa a civilização ocidental. Que Deus poderá ter cometido um erro ao proceder a esta experiência que acabou na nossa criação.

Religion is primitive in its illogical conclusions. Imagine a perfect God allowing for the Devil to come into existence. No, that’s simply never made sense.

Concordo com esta parte. Nunca fez muito sentido para mim que Deus permitisse a o surgimento de um ser como o Diabo, mesmo tendo em conta a questão do livre arbítrio, e principalmente que não lhe seja dada a mesma hipótese de arrependimento e redenção que é dada aos mortais. Mesmo sendo o Diabo um anjo rebelde e dotado de capacidades superiores às dos humanos.
Sempre desconfiei desta história... Sempre me pareceu mal contada. Mas então e se...

He is not purely unredeemable. He’s merely part of God’s plan. He’s a spirit allowed to tempt and try humans. He disapproves of humans, of the entire experiment. See, that was the nature’s of the Devil’s Fall, as I see it. The Devil didn’t think the idea would work. But the key, Lestat, is understanding that God is matter! God is physical, God is the Lord of Cell division, and the devil abhors the excess of letting all this cell division run wild.

Então e se o desentendimento entre Deus e o Diabo se tivesse dado devido à experiência de deus de dividir as suas células, e dar origem a uma nova espécie com poder criador, que somos nós, da qual o diabo teria veementemente discordado?

Até ao momento o livro não respondeu a uma pergunta: e porque raio é que o anjo a que chamamos Diabo teria alguma coisa a opor à experiência? É o Diabo uma espécie de "velho do Restelo", conservador e avesso à experimentação? E porque raio é que Deus deixaria que alguém interferisse na sua experiência e tentasse pôr à prova a cobaia para ver se resultava? Vocês deixariam? Eu deixaria? Claro que não! Quanto mais Deus, o Todo-Poderoso! A não ser que o meu objectivo fosse testar a essência moral da cobaia, e nada mais.
Mas para testar a essência moral desta cobaia não estou a ver qual seja o papel do diabo. Acho que o ser humano já demonstrou a sua (ausência de) moral mesmo sem a incitação demoníaca. Deixe-se o homem entregue aos seus instintos primitivos que ele próprio se condena.
Penso até que o Diabo já devia ter sido despedido do cargo por falta de encomendas. Os seres humanos são um verdadeiro self service de imoralidade.

De resto, a teoria do começo da divisão das células do corpo de Deus, a que nós chamaríamos big bang, é interessantíssima.

Publicado por _gotika_ em 03:49 AM | Comentários: (26)

Sem comentários: