sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O meu Tarot

E agora para algo completamente diferente...

Hoje tive necessidade de fazer uma consulta de Tarot devido a algo na minha vida que pode vir a ser importante (ou não) quando percebi que me faltava uma carta no baralho dos Arcanos Maiores, nada mais nada menos do que o Diabo... Este baralho nunca saiu daqui e bem que dei voltas às gavetas à procura dele, do Diabo. Ora, isto de perder uma carta dos Arcanos Maiores já é suficientemente perturbador, agora saber que o diabo anda à solta cá em casa e não consigo dar com ele... É no mínimo estranho. Aposto que há-de aparecer debaixo de um móvel, algures, porque não pode estar noutro lado. Os Diabos, em forma de carta, não voam pelas janelas...

Felizmente, tenho outro baralho, mais velhinho, que serviu para o que se precisava.
Foi então, à procura desse baralho há muito abandonado (deve ter sido o meu primeiro baralho), que encontrei as cartas do Tarot desenhadas por mim. É um acto de humildade publicá-las aqui, para provar sem sombra de dúvida que não sou uma artista. Em minha defesa, posso explicar o seu método de fabrico: em cartolina cortada à tesoura, desenhei e pintei a lápis de cor e caneta de feltro, e depois passei-lhes por cima verniz transparente. Tinha eu entre 18 e 20 anos e não tinha internet, e precisava de me entreter, certo? Os desenhos parecem-me (sempre me pareceram) infantis, estilizados, parte de um universo povoado de personagens que só eu conseguia conceber. Garanto que já não desenho assim. Para bem da Arte em geral, já não desenho de todo. Suspirai de alívio!
Depois mandei digitalizar os originais e imprimi-los em papel de carta, cortado a guilhotina profissional -- já não me lembrava disto... deve ter custado um bom dinheiro -- para que possam ser usadas em consultas a sério. Vamos a ver se servem bem a fabricante.
Deixo-vos as que saíram "melhorzinhas" dos Arcanos Maiores e das figuras dos Arcanos Menores. Ainda comecei a fazer o resto mas desisti. Devo ter perdido o interesse porque não havia caras para desenhar. Era demasiado abstracto. Sim, eu sei, podia ter inventado figuras para ilustrarem um 2 de paus, por exemplo, mas queria manter-me o mais fiel possível ao Tarot de Marselha. Hoje acho que foi um erro (devia ter apostado mais em Papisas em pontilhado e na minha própria imaginação) mas hoje já não tenho tempo para estes ócios, um deles, agora que sou rica e tenho um scanner (uau!), corrigir digitalmente as cores e as imperfeições. Fica talvez para a minha velhice, se eu vivesse tanto tempo, o que não vai acontecer.
Aqui estão elas e só peço por tudo o que é mais sagrado: não gozem!

Papisa, Imperatriz, Os Amantes




O Carro, A Justiça, A Morte 

  


O Enforcado, O Diabo, A Estrela 

  


A Lua, O Sol, O Mundo 

  
Para meu desgosto, na Lua o cão da direita quase não se vê, e o mesmo aconteceu com o touro do Mundo, em baixo à esquerda. O que raio estava eu a pensar? Devem-se ter acabado as canetas mais claras...


Rei de Moedas, Rainha de Moedas, Pajem de Moedas

  


Rei de Taças, Rainha de Taças, Cavaleiro de Taças

  
A "troca de olhares" entre as cartas do Rei e da Rainha não é acidental. Taças é o naipe da sedução. Da mesma forma, o Cavaleiro também não dirige o seu olhar em vão.


Rainha de Bastões, Cavaleiro de Bastões 

 
A Rainha ficou lindíssima, o Rei saiu feiíssimo. Para outro grande desgosto, nada do naipe de Espadas se aproveita. Precisava de mais canetas e de mais cores, muitas mais cores.

Ok, podem gozar.

7 comentários:

Ana Oliveira disse...

Os desenhos estão lindíssimos! Eu não conseguiria desenhar nem tão pouco nem mais ou menos...

Tomás disse...

Eu gamava-te esse diabo. Se calhar foi por isso que perdeste o outro, para te obrigar a usar esse. Tu é que não percebeste a deixa.

Anónimo disse...

Acho que o Tomás tem mesmo razão.

Isso foi um sinal flagrante para resgatares o baralho "abandonado" feito por ti e que por isso tem muito mais valor.

Mais uma vez, surpreendeste-me com o teu talento (e com a tua grande paciência para o fazer), desta vez para o desenho :)

***

katrina a gotika disse...

Graxistas! Simpáticos graxistas, lol!

Anónimo disse...

Ah, pois é...Porque o que eu queria mesmo era ter um baralho de Tarot "made by Gotika" ;)

DarkViolet disse...

Gostava de conseguir desenhar cavalos

sophiarui disse...

lindo gotika! lindo! :)