quinta-feira, 3 de julho de 2008

Ice Age (2002) e Ice Age II The Meltdown (2006)



Devo confessar que o me mais me atraiu nestes filmezinhos leves e simpáticos foi o mórbido facto de que todos os protagonistas estão mortos há milhares de anos. Extintos. Excepto o esquilo, o psicótico, obcecado, desenho animado imortal, invencível, invulnerável como o famoso Bip-Bip (Road Runner), o Esquilo da Avelã. Aqueles olhinhos tresloucados, que só vêem a avelã (ou bolota, conforme as interpretações). Verdade verdade é que o esquilo, com a sua obsessão em guardar bolota, foi o único animal que sobreviveu até aos dias de hoje.
O existencialista mamute, a oportunista preguiça gigante, o poderosos tigre dente de sabre... Pó de esqueleto.
A extinção é o tema de ambos os filmes. No primeiro, os nossos heróis enfrentam a chegada da Idade do Gelo. No segundo, o degelo. O paralelo com os nossos tempos de "O Dia Depois de Amanhã" e "Uma Verdade Inconveniente" e a profunda preocupação ecológica torna este filme mais interessante para graúdos do que para miúdos. Não estou a ver as crianças perceberem o profundo terror e o perigo iminente sobre as nossas cabeças em que estes personagens extintos também não acreditavam. E olhem no que deu...
O filme é para crianças e não é para fazer chorar, nem quando o mamute percebe que talvez seja o último da sua espécie e nunca mais, nunca mais, pode ter uma família. O que me comoveu até até às lágrimas, coisas do Mistério, foi a morte do Esquilo da Avelã, quando ele se livra deste vale de lágrimas e degelo e corre doido de felicidade por entre fofos campos de nuvens polvilhadas de bolotas onde não conheceria mais frio nem fome.... até que finalmente encontra Deus, a Gloriosa Avelã Dourada, e para ela salta em extâse divino, de lágrimas nos olhos, chegado ao Paraíso. Então, alguém lhe puxa o rabito e volta para Terra, de vida salva e fulo da vida. Gosto deste Esquilo. Gosto das piadas adultas e subtis só para graúdos. Aconselho vivamente aos adultos. Mas não mostrem isto às crianças. Terão mais do que tempo para aprenderem o que é um "filme catástrofe".

17 em 20

1 comentário:

skunkie disse...

Ilike,Ilike :D