quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

De volta à vaca fria

As apaixonadas discussões que se travam sobre o que é ser gótico ou não! Como se ainda houvesse dúvidas.

Hoje, estava eu à espera do autocarro com aqueles olhos perdidos de quem espera e não vê nada embora observe tudo com um tédio infinito, fez-se tudo muito claro.

Obviamente, ser gótico implica gostar de música gótica mais do que toda a outra música. Não é obrigatório que se vista de preto mas ainda estou para conhecer a excepção que confirma a regra. Depois de quase vinte anos nisto, acho que é muito científico afirmar que em 99,9% dos casos o gosto pela música gótica anda a par com a roupa preta.

Há quem diga que isto chega mas na minha opinião não chega. É indispensável ter uma alma melancólica, como já abordei aqui: Não há coisa que seja um "gótico alegre". O tempo também mostra que os "góticos alegres" acabam todos por desertar para costas mais coloridas assim que lhes passa o acne e arranjam namorado e mudam de roupa. Poseurs!

Obviamente, também, nem todas as pessoas melancólicas e deprimidas são góticas. A maioria, a maioria mesmo, não tem culpa de ter mau gosto musical e vestir-se mal. Se a depressão fosse sinónimo de gótico os hospitais psiquiátricos estavam cheios deles. Tenhamos juízo.

Não estou a simplificar demais. É mesmo assim. Música mais alma. Alma mais música. Os góticos já nascem góticos. Não se fazem góticos pela embalagem. Demos graças pela música que embala o nosso berço.

6 comentários:

Gio Gomes disse...

eu não me considero gótico, mas adoro roupas pretas. e acho musicas góticas legais. só não sou melancólico.
feliz ano novo!

Isabella F. disse...

Tá...vamos por partes...

primeiro que ninguém interage dentro de uma cena sem entender a sua temática inicial. Melancolia..tristeza e caralho a quatro era a regrinha básica surgida junto com o termo comercial "gothic metal"...ambos são inexistentes. O gótico é sim introspectivo, mas sem perder a graça da piada. Gótico não nasce gótico, gótico não tem alma gótica, se fosse assim todo mundo ia ter a alma preta com estampa do bauhaus ou faith and the muse rsrsrs.

Eu espero que seu texto tenha sido irônico ou uma grande piada mixiricosa pq se vc estiver mesmo falando sério quando resolveu escrever este texto...reveja seus conceitos sobre a cena.

abraços.

http://www.words-of-eagle.blogspot.com/

Isabella F. disse...

Se for sarcástico te dou os parabéns hahahaahahhaha

katrina a gotika disse...

Não estou a ser sarcástica. Mais: Pessoas que ouvem música melancólica e não se identificam com ela só têm um nome: POSEURS!

kimio disse...

Olá. Permite-me a intrusão. Tinha lido os teus outros textos sobre o que é ser "gótico". Devo dizer que aprendi com o que escreveste e dou-te os parabéns pelo excelente blog. A mim parece-me tudo inserido num "centro comercial de identidades" que obviamente implica que hajam pessoas mais ou menos genuínas (como noutros estilos de outros contextos sociais). Tentas definir bem o ser "gótico" e até explicaste que já o eras antes de saber o que era ser. Não eras alegre, ouvias boa musica que desconhecias gótica, vestias-te bem e de preto e não tinhas depressões. Melancolia e depressão...melancolia = gótico, depressão = hospital psiquiátrico...hmm não concordo com esta segunda parte. O excesso de melancolia leva a depressão e para te manteres tanto tempo melancólica é porque equilibras a tua alma e, mais importante, o teu juízo com este tipo de identificação e "superioridade moral". É só uma opinião...não sou psicólogo, psiquiatra, sociólogo, gótico, nem oiço boa música, nem me visto bem e nem sei o que são poseurs (mas espero que não seja).
Mais uma vez parabéns pelo teu blog (este comentário é só dor de cotovelo), gosto muito da tua desenvoltura literária.

Pixie Assassin disse...

"Gótico não nasce gótico, gótico não tem alma gótica, se fosse assim todo mundo ia ter a alma preta com estampa do bauhaus ou faith and the muse rsrsrs."

Foi este tipo de mentalidade que criou os "góticos" (leia-se poseurs) feitos à medida numa tarde de rebelida em que entraram na Androm betos e sairam de lá "góticos"