quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A juventude é desperdiçada nos jovens

"Youth is wasted on the young"

Provérbio não sei de onde que cada vez faz mais sentido à medida que os anos passam. Soubesse eu o que sei agora e tivesse eu menos vinte anos... Não estou a dizer que desaproveitei a juventude. Pelo contrário, fui uma privilegiada. Só fazia o que me dava na real gana, e isto de fazer apenas o que nos dá na real gana é um luxo que de poucos se podem gabar. Não há dinheiro no mundo que o pague.
Mas olhando para trás, agora percebo que ainda podia ter feito tão mais se soubesse mais. Ah!!! Ingénua juventude! Dai-me hoje um corpo e a vitalidade dos 15 anos e criai um monstro! Deve ser pela Providência Divina que ninguém deve saber tanto com tão pouca idade!

Vêm estas reflexões não só mas também a propósito de um mail recebido das Graveyard Sessions, já publicado no Pórtico, que reza assim:


Estamos à procura de novos membros a integrar na nossa equipa

Gostas de cultura, música e organização de eventos?
Gostarias de fazer parte da nossa equipa?
Envia-nos o teu CV com fotografia e fala-nos um pouco sobre ti.


graveyardsessions@yahoo.com



Actualmente não me posso voluntariar. É a falta de tempo, o trabalho, o pão de cada dia.
Mas digo-vos aqui de cátedra o seguinte, e a razão pela qual penso que a juventude é desperdiçada nos jovens: se fosse mais nova e tivesse mais tempo, também não me atreveria.
E porquê, perguntam? Porque os jovens não sabem nada da vida. Os jovens perdem a juventude a sentir-se inseguros, desenquadrados, tímidos, indecisos, a tentar descobrir onde pertencem e o que querem ser. Já não crianças mas ainda não adultos, perdem tempo, e o tempo não volta atrás, e quando se percebe finalmente o que se quer e o que se anda cá a fazer chegamos à conclusão de que estamos prontos para a morte.

Bem dizia o outro. A vida devia começar nas fraldas da velhice, desabrochar na descoberta da adolescência, definhar nos seios ternos da mãe, e terminar triunfantemente num orgasmo. Deus fez tudo ao contrário. Certamente de propósito.

8 comentários:

Diego disse...

Cuidado com as mulheres que dizem a prórpia idade. Elas são capazes de qualquer coisa.

http://www.mortesubita.org

Curiosa Qb disse...

Desvio-me do tema do post, mas gostaria informar sobre a

PETIÇÃO EM PROL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS DE CRIMES SEXUAIS

Para estabelecimento de medidas sociais, administrativas, legais e judiciais, que realizem o dever de protecção do Estado em relação às crianças confiadas à guarda de instituições, assim como as que assegurem o respeito pelas necessidades especiais da criança vítima de crimes sexuais, testemunha em processo penal.

ASSINE e DIVULGE

COPIE O TEXTO DA PETIÇÃO E PUBLIQUE NO SEU BLOGUE E/OU ENVIE AOS SEUS CONTACTOS – ao divulgar já está a ajudar.

http://www.petitiononline.com/criancas/petition.html

Bem-hajam.

C. J. disse...

Gotika, ja nao te comento ha mt tempo, mas em momento algum te deixei de achar bastante inteligente. Este post demonstra o de modo doloroso. Subscrevo tudo o que aqui escreveste. É verdade, passam tempo demais a achar que nao conseguem, que nao têm ferramentas ou conhecimentos para isto ou para aquilo... jA o tina pensado, mas dito por outra pessoa, torna se ainda mais real. Beijo, Senhora das Águas

Unknown disse...

Sabes o que digo? Poder ao povo que são as pessoas que fazem a diferença e são elas que sabem o que querem ouvir e o que querem mudar. :)

Unknown disse...

Algumas coisas têm indubitavelmente de mudar.

katrina a gotika disse...

Mas Tiago, tu és uma old soul numa encarnação jovem. Ou não sabias? ;)

katrina a gotika disse...

Senhora das Águas:

Não sei se é doloroso se é apenas placidamente lúcido. Demoramos tanto tempo a descobrir quem somos e o que queremos por alguma razão. Talvez pelo simples prazer de andarmos 20 anos perdidos a descobrir... uma vida nova.

Unknown disse...

Hoje deixo-te aqui uma coisa que me deixou chocado:

http://www.youtube.com/watch?v=7TQfdpdKFy4

http://www.myspace.com/inmemoryofsophie

http://alterophobia.blogspot.com/