quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Cenas aterradoras

Hoje vou improvisar. Movida pela comentadora Penemue, que neste post falou "das mais aterradoras cenas alguma vez apresentadas em celulóide", aqui vão algumas das minhas "preferidas", aquelas que se "vêem" no escuro...

1. O Exorcista (1973) A miúda a rodar a cabeça 360 graus.

2. Night of the Living Dead (1968) Filme a preto e branco. Um casal que viaja de carro, ao fim da tarde, faz uma paragem à beira da estrada e vê um homem aproximar-se deles, a cambalear. A mulher comenta que deve estar doente e precisa de ajuda. Quando lhe tenta dar a mão, a criatura agarra-a e rosna. É um zombie.

3. The Howling (1981) Filme de lobisomens que podem transformar-se em lobos quando querem, não apenas na Lua Cheia e também durante o dia. A certa altura, uma das vítimas ouve um barulho fora de casa, em plena tarde solarenga. Quando a personagem se afasta, vê-se projectada na parede, através da janela aberta, a sombra de um lobisomem gigante.

4. The Haunting (1963) Filme a preto e branco.
Primeira cena: Duas mulheres estão deitadas no mesmo quarto, em camas separadas. Antes de adormecer, conversam sobre as suas vidas. Uma delas continua a desabafar sem se aperceber que a companheira já tinha adormecido. Pede-lhe que lhe aperte a mão porque tem medo. Pouco depois, queixa-se que a outra lhe está a agarrar a mão com demasiada força. A mulher adormecida acorda com os gritos, acende a luz, e ambas percebem que outra coisa estivera com elas no quarto.
Segunda cena: Fortes pancadas no tecto. Pancadas tão fortes que deixam marcas por onde passam. Aterrorizados, os presentes na sala nem abrem a boca. As pancadas dirigem-se para a porta. Batem na porta, ameaçam deitar a porta a abaixo. A porta de madeira maciça estica, como se fosse feita de borracha e estivesse prestes a romper-se. As pancadas cessam com o aproximar de mais pessoas. Quando abrem a porta, nada de sobrenatural. Nada de nada.

7 comentários:

Penemue disse...

Ok.
You win.
Lembraste-me o The Haunting, filme que vi teria eu os meus oito anos, e não foi boa ideia.
Andei a fazer desenhos mais esquisitos que o costume durante uns tempos.

Continuo a preferir a cena da levitação, embora delire com o rosnar da garota quando a volta da cabeça se completa.
Pormenor absolutamente brilhante.

um abraço

Goldmundo disse...

Gotika, qual foi o episódio mais assuatador para ti em livro (se houve algum?)

Que me lembre, eu assustei-me a sério uma única vez, ainda miúdo (dez-onze anos?). Conto de terror estupidamente dentro de uma colectânea de policiais. Um velho cego e doente, de cama, e uma rapariga que toma conta dele. Há barulho no andar de baixo a meio da noite, ela vai ver. Mais barulho. Volta devagar, em silêncio, ele ouve-a a subir as escadas. Ela senta-se na cadeira do costume, e diz "está tudo bem". Depois não diz mais nada. O velho acha que ela deve ter adormecido. Acha estranho ela não acordar. Tacteia. Sente o braço dela e sobe devagar até ao lugar do pescoço. Acha estranho não sentir os cabelos dela que eram compridos... Ela tinha sido decapitada.

Enfim, tinha dez anos. Mas não dormi :)

Goldmundo disse...

Para mim nenhum filme se compara ao Exorcista. Mas não vi o The Haunting.

katrina a gotika disse...

Em livro, acho que foi mesmo o Drácula, por incrível que pareça. As imagens têm mais poder para me assustar do que as letras, porque quando leio um livro posso controlar a minha imaginação até um limite de "segurança". As imagens não respeitam esse limite.

Eu disse...

Já viste o The Eye?
http://www.mandiapple.com/snowblood/theeye.htm

katrina a gotika disse...

Não.

Penemue disse...

Vê.
Eu nunca mais olhei para os elevadores da mesma maneira...