sábado, 4 de agosto de 2007

DESAFIO: O declínio e a queda IV

Na sequência do meu post de 3 de Maio:

DESAFIO:
Nem sempre foi assim ou estaremos todos muitos enganados? O que aconteceu à nação determinada que no século XII se tornou independente de Espanha? O que aconteceu à nação empreendedora que com mérito, coragem, saber e visão desbravou caminho pelos mares nunca dantes navegados, uma proeza semelhante às actuais viagens no espaço? O que aconteceu depois dos Descobrimentos que nos reduziu à medíocridade, à mesquinhez, à emigração, à subserviência?
Deixo aqui o desafio a toda a gente que tenha um blog dizer de sua opinião. Explicar o que aconteceu. Historiadores, cultos, incultos, gente com neurónios ou sem eles, é indiferente. Quero saber porque é que Portugal está a implodir.
Façam o vosso texto e avisem-me. Apontem-me para textos já escritos. EU QUERO SABER ISTO!

(...)

Quando e porque é que começou? Porque é que não se fala do assunto? Ao descobrir a origem, o momento chave em que tudo se transformou naquilo que os autores citados dizem, estamos mais perto da cura.

Fica o DESAFIO.
Precisam-se respostas.




Na falta de respostas racionais, aceito até as explicações sobrenaturais de que fala o Goldmundo aqui, na Ribeira Negra::

Há uma palavra (não me lembro dela em português) que os espíritas usam pra descrever algo como "cascas vazias deixadas pelos mortos", fragmentos-coisas que já foram pessoas (vivas) e não são inteiramente almas (vivas também). Detritos do mar do espírito, sujidades de entre-Terra-e-Além, écorces mortes.

E lembro-me das palavras de um grande ocultista francês: "Portugal, submerso nas écorces mortes da Atlântida".

Infelizmente sei pouco de ocultismo, e muito pouco da Atlântida. Mas de Portugal sei o suficiente. Imerso em detritos, sim. Imerso num nevoeiro mental que paralisa, que não deixa ver, que não deixa agir. Não era Salazar que paralisava, não era o rei que paralisava, não era a inquisição que paralisava. Vivemos na Terra-de-não-ser, Avalon-ao-contrário. Miasmas.

Somos um país enrolado em si mesmo, purulento e manhoso como os mendigos da porta de igreja. Talvez tenhamos invocado demais as gaivotas, cantado demais as gaivotas, esses abutres-do-mar: talvez nos faltem as grandes cidades da Europa, as grandes montanhas da Europa. Talvez apenas nos falte aquele mínimo de vergonha que caracterizou os judeus e depois deles os protestantes, que inventaram a palavra "ética".

Pior de tudo: falamos que até faz impressão.

Em algum momento na História deve ter havido um erro terrível. Ou talvez seja mesmo a Atlântida.


Até agora, foi a melhor explicação que já li. Estranho é que seja do reino dos fantasmas, e não da História, a teoria que faz mais sentido.
Ideias? Comentários?...

1 comentário:

RedDevil disse...

...

ola Gotika,

essa historia ae nem sempre foi assim, e nao eh algo tipow assim uma exclusividade da naçao portuguesa, nao, e sim algo que esta atingindo a todas as naçoes do planeta terra ("please, salvem o planeta terra, pois somente nele tem chocolate"...;o).

tenhamos em mente que o homem recebeu do criador o paraiso, e ja em seguida começou a fazer shit neste, e tanto fez que chegou um ponto em que teve que começar a colher o que plantou no decorrer dos seculos, o que resultou na situaçao vigente, a qual beira a uma pusta de uma crise existencial coletiva, a nivel mundial...

ja tem gente especulando, prevendo que la por volta do ano de 2040 vai ser impossivel habitar o planeta terra, devido a tanto calor que vai fazer devido ao superaquecimento global (acredita-se que mesmo que desse-se um basta agora mesmo no estrago que o homem esta fazendo no meio-ambiente (o que nunca vai acontecer...;o), a historia ainda estaria maus), mas eu acho que o tedio, o marasmo da cabo do homem antes disso...

e eu acredito que vai chegar um ponto em que a unica opçao que vai restar para o homem sera a de alegar incompetencia, devolver o outrora paraiso (agora inferno...;o) para o criador e pedir desculpas pelo estrago (a mesma soluçao para o problema brasileiro... devolver o brasil para voces...;o), mas devido a sua ganancia, ao seu orgulho, o homem vai preferir afundar com o navio a fazer isso...

Post Scriptum: no meu blog tem uma "cançao", uma cançao "about a girl", a qual eu fiz para uma gata daqui de Fallen Angels City, mas ela serve para todas as gatas de todo o planeta terra...

[]s
força sempre!!!
ate +++

RedDevil