sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

"A paixão de Cristo", filme, de Mel Gibson, 2004



20 em 20.

(Na imagem, Rosalinda Calentano, "Satanás")

11 comentários:

Goldmundo disse...

Gotika, dá cá um abraço !!!!!!!!!

silver-bullet. Gosto muito de ti, leio-te sempre e não leves a mal, mas estou cansado. O que é "demasiado fundamentalista"?

Pá, faz de conta que os olhos azuis lhe vêm pelo lado do Pai. :P

AcesHigh disse...

Pra mim qualquer tipo de religião ou seita ou culto é merda. (peço desculpa pelo termo rude, mas é mesmo merda...) chamem-me "fundamentalista" também que não me importo... lol

Quanto ao filme, epá aquilo é um filme que simplesmente mostra a Biblia como ela está escrita: um autentico exagero pra manter o controle sobre quem lê!
Todas a religião é sobre controlar os ignorantezinhos coitadinhos que têm que se agarrar a uma "fé superior"!
E se fosse pela fé, o Fátima Futebol Clube era sempre campeão! ...e tá tudo dito.


p.s: mas antenção... respeito toda gente que acredita. Só não me peçam pra acreditar numa só palavra.

by the way, grande foto!!!!

Goldmundo disse...

Pois, silver... que queres que te diga?

Infelizmente não vi o Gladiador. São raríssimos os filmes impecáveis do ponto de vista histórico! Se o problema for só Trujillo e Espanha, até não estamos mal... eu juro que uma vez vi um filme na TV - daqueles que se apanham a meio, nem sei o nome - em que o menino dizia à menina: "tem coragem! já estamos quase no fim da Idade Média, isto há-de melhorar!".

Quanto à fé do Gibson - ou melhor, quanto aos seus efeitos negativos no filme - ... bem, é assim mesmo. O filme é rodado por um católico, o "guião" são os Evangelhos e as "visões" de uma freira do séc. XVIII, Anna-Catherina Emmerich (ACE). Essas "visões" têm, na Igreja Católica, um "estatuto" diferente do de Fátima, ou seja, enquanto que Fátima foi "validada", a ACE não foi. Quem quiser acredita, quem nao quiser sorri. Isto, "dentro" da Igreja e não "fora", como é óbvio.
A única coisa acrescentada é aquela que para mim é a frase mais forte do filme, quando Jesus, carregando a Cruz, encontra a sua mãe e lhe sorri e lhe diz "vê como eu restauro todas as coisas".

Não sei se conheces o romance "Brumas de Avalon", da Marion Zimmer Bradley? Repara: eu gosto de ler aquilo e pensar "eis a puríssima visão pagã, que beleza". E no entanto estão lá, também, os "estereotipos todos": o padre cristão é ignorante e feio, a sacerdotiza pagã é inteligente linda, etc. Mas teria pena que assim nao fosse. A afirmação de uma beleza é sempre a negação de outra. Por isso é que nós somos livres. Não estamos presos a uma só.

O que o Acesigh diz posso bem comprender. Não sei é, meu caro, porque é que não te havemos de "pedir" que acredites: em Cristo, em Cavaco Silva, na beleza de Beethoven, na igualdade entre os homens. Deixa que te peçamos as coisas mais contraditórias. E tu escolherás. Não?

E de facto, a palavra que usaste é objectivamente ofensiva. Mas pronto.

Legionaria disse...

Gotika, ía tendo uma catarse, com a imagem, admiro bastante a imagem escolhida para representar o Diabo nesse filme, fiquei "fã" da Celentano, foi das personagens que mais me cativaram, porque jesus cristos há muitos, maria tmb, mas aquela concepção do Diabo, não. Boa lembrança, dos melhores filmes que já vi. Gibson é crente, não poderia ter feito um filme muito diferente daquele que lhe manda o coração...

beijos

Lord of Erewhon disse...

Eu admito tudo no filme! Não suporto é ver Lucifer representado por um gótico gay e mudo! JAJAJAJA!!!

Lord of Erewhon disse...

E não me venham discutir o sexo de quem dá corpo à personagem... :)

Lord of Erewhon disse...

É quase caso para dizer... que nos dia de hoje... Lucifer tenta dando o cu ao manifesto... e caladito, claro!:)

Goldmundo disse...

Lorde, aquele não era Lucifer. Era Satan. A sério, independentemente das teologias. Era o Adversário, e não o Portador. Eu gostei imenso da representação dele.

Onde é que eu vi uma referência a um texto antigo (gnóstico ou semelhante) que diz uma coisa estranha que ficaria bem aqui: "a morte e os seus seis filhos aguardaram, durante os três dias de trevas". Lindo.

Unknown disse...

O Anticristo no filme "A Paixão de Cristo" Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=V9-9wqeL85Y&feature=related

O Anticristo no filme "A Paixão de Cristo" Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=RrKsG50JQI0&feature=related

O Olho do Anticristo no filme de Mel Gibson.
http://www.espada.eti.br/p304.asp
http://www.cuttingedge.org/news/n1898.cfm
http://sitecristao.com/textos/analises/filmes/paixaodecristo.htm

palavras que alimentam disse...

as pessoas acreditam que oferecer o sangue de animais e até o sangue
mas não são capazes de aceitar uma verdade representada em um filme baseado em um Livro escrito pelos desgnio Daquele que tudo criou e é
lido em todo o mundo e retransmiti
do de geração a geração por mais de 2000 anos oque nos resta então
e orar para que Deus na Sua infini
ta miséricordia se apiede de todos nós.

ivan

Anónimo disse...

"É uma pena que a fé de muitos é menor que um grão de areia e, assim sendo, muito menor do que o mesmo é sua cegueira."

Lucélia Pires