quinta-feira, 3 de novembro de 2005

A chave da sobrevivência é enfiar a cabeça em fantasia.

10 comentários:

Ant disse...

Ou como a avestruz pensa que se esconde quando esconde a cabeça na areia.

Goldmundo disse...

De certa forma, é. Ou melhor, é "crer para ver". No "crer" cabe muita coisa. E aí (ao contrário do mundo) a escolha é inteiramente nossa. Terrivelmente nossa.

RedDevil disse...

"se o mundo é mesmo parecido com o que eu vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito..." - by Renato Russo

RedDevil disse...

Fantasia é um Mecanismo de Defesa que proporciona uma satisfação ilusória para os desejos que não se podem realizar- o inconsciente cria uma satisfação-substituta que fica em lugar da realidade. É um mecanismo defensivo que alivia a tensão, permitindo uma liberação ilusória da realidade não-satisfeita, ou uma satisfação imaginária dos desejos, cuja satisfação real tenha sido proibida pela repressão.
A fantasia é uma síntese integrada de idéias, sentimentos, interpretações e memória, predominando elementos instintivos e afetivos. Através da satisfação-substituta e omitindo a realidade, a fantasia pode ajudar a resolver os conflitos e prevenir a progressão da angústia. Freud demonstrou que os sonhos e a fantasia são processos que visam a avaliar a angústia.

Ant disse...

Swansong
é verdade. Aparentemente, muito aparentemente

RedDevil disse...

Swansong,

quando eu postei o meu ultimo comentario eu esqueci de mencionar que, diante do que eh exposto nele, eu concordo que nao somente para sobrevivermos, mas ate para vivermos em um mundo tao caotico como o nosso, somente usando mesmo de muita fantasia...

o que eu nao concordo eh com o comentario do Silver-Bullet, pois a droga nunca foi e nunca sera soluçao para nada... a fantasia que a gente deve usar para sobreviver ao mundo de hoje tem que ser algo saudavel, o que nao eh o caso da fantasia induzida pelas drogas...

e eu falo isso com conhecimento de causa, pois na minha adolescencia, talvez para fugir do mundo ao qual eu nao me enquadrava, nao conseguia e nem queria fazer parte, eu comecei a usar drogas, coisa pequena no inicio, como por exemplo fumar um baseado (um "baseado" seria um cigarro de maconha... nao sei como voces chamam por ae...;o) no final do dia e nos finais de semana, mas o caso eh que essa historia eh semelhante a uma bola de neve, vai aumentando aos poucos, e logo em seguida eu estava cheirando cocaina de 15 em 15 dias, um final de semana sim e outro nao, logo em seguida eu estava cheirando em todos os finais de semana, e assim foi, ate que, quando eu me dei conta, eu estava com 26 anos e estava usando cocaina direto nos canos ("nos canos" eh como a gente fala por aqui quando usa em modo injetavel...;o), com a minha vida profissional por um fio, assim como a minha saude...

a minha historia, diferente da de muitas pessoas que chegam ate a essa altura do caminho, teve um final feliz, eu consegui vencer a dependencia da cocaina antes que os estragos que ela fez na quimica do meu corpo ficassem irreversiveis, sendo que eu fiquei com "apenas" uma tremenda de uma depressao que me acompanha ate hoje, quando poderia ter ficado salivando, sem poder me alimentar sozinho ou sem ter sequer o controle sobre quando fazer as minhas necessidades fisiologicas para sempre, como aconteceu durante algum tempo apos ter passado a chamada crise de abstinencia, ate que a quimica do meu corpo, com a qual a cocaina tinha bagunçado, voltasse ao seu normal...

quanto a minha vida profissional, eu tive que recomeçar ela, retroceder um pouco, mas tambem nisso eu tive sorte e tudo acabou bem no final da historia...

mas, em resumo: Eh bien (a Gotika vai me processar por plagio...;o), insanity never, fantasy forever...
;o)

Vampiria disse...

Achas?

Ant disse...

Achas mesmo? Alguma fantasia não faz mal a ninguém, pode até ser excitante ou, quiçá, tranquilizante.
Mas viver na fantasia... é parecido com droga. Digo eu...

AcesHigh disse...

A chave para a sobrevivencia é apenas não deixar a fantasia interferir com a realidade que enfrentamos dia-a-dia...
Ter os pés bem assentes no chão e traçar um rumo e lutar com tudo por esse objectivo é demasiado importante para que tenhamos a nossa tão desejada tranquilidade... - é a minha opinião.

A fantasia é muito importante nesta vida, reconheço sim... mas quando é demais faz com que se lute contra moinhos de vento... conheço algumas pessoas assim, por isso deixei o meu comentário...

Curto a valer o teu blog! Já o visito desde que comecei nisto!
um beijo

AcesHigh disse...

A chave para a sobrevivencia é apenas não deixar a fantasia interferir com a realidade que enfrentamos dia-a-dia...
Ter os pés bem assentes no chão e traçar um rumo e lutar com tudo por esse objectivo é demasiado importante para que tenhamos a nossa tão desejada tranquilidade... - é a minha opinião.

A fantasia é muito importante nesta vida, reconheço sim... mas quando é demais faz com que se lute contra moinhos de vento... conheço algumas pessoas assim, por isso deixei o meu comentário...

Curto a valer o teu blog! Já o visito desde que comecei nisto!
um beijo