sábado, 18 de junho de 2005

Diário de um night owl

Tenho recebido mails de muitas pessoas que também não dormem de noite.
Algumas têm tentado dar conselhos, outras têm pedido conselhos.
Para as que pedem conselhos só tenho uma coisa a dizer: EU TAMBÉM NÃO SEI. Quem me dera saber. Os próprios médicos não sabem. É uma área nova que só muito recentemente começou a ser estudada. Por exemplo, os efeitos secundários da melatonina ainda não estão estudados. Muitas companhias farmacêuticas dizem, portanto, que não tem efeitos secundários. Esquecem-se de acrescentar "conhecidos".

Posso dizer, aos mais novinhos, isto é, aos adolescentes, que na adolescência nós passamos por períodos estranhos que têm motivos hormonais (obviamente, a tal história das hormonas aos pulos) e psicológicos. Aparecem períodos de depressão, de ansiedade, de medo de não estar à altura do outro, de medo de não ser aceite, e também de insónias.
É também verdade que na maioria dos casos o DSPS (Delayed Sleep Phase Syndrome) se manifesta durante a adolescência. (Não no meu caso, em que se manifestou desde o primeiro dia de vida fora do útero e talvez até dentro.)
Mas pode não ser DSPS (Delayed Sleep Phase Syndrome).
O meu único conselho é que vão ao médico, falem com o médico, insistam, insistam, insistam. Moam-lhe a cabeça com os sintomas. Não sejam meigos. Insistam mais e mais.

Para os mais crescidinhos que me lêem e que têm amigos médicos, que tal pedirem ao vosso amigo médico para traduzir esta página para português: DSPS (Delayed Sleep Phase Syndrome)? Sempre era uma ajuda. Isso, sim, valia a pena. Eu posso ajudar com o inglês mas preciso de ajuda com os termos técnicos. Alguém disponível? Eu posso colocar a página online e tudo. Só não me atravo a traduzir por causa dos termos técnicos.

Sem comentários: