domingo, 22 de maio de 2005

Na sexta feira a médica de família disse-me que não pode fazer nada por mim.
Tenho de esperar por uma consulta de Patologia do Sono que por acaso se chama Apneia do Sono, nada do que se passa comigo.
Em Lisboa só há três hospitais (que eu eu saiba, e não sei se há mais no resto do país) com consultas de Apneia do Sono (que não é o meu problema). Egas Moniz, Pulido Valente e Santa Maria. Em Santa Maria as marcações estão encerradas porque as vagas estão preenchidas para os próximos três anos(!!!). Vou tentar os outros dois hospitais. Como é costume em Portugal, as listas de espera são infindáveis. O que não é novidade nenhuma.
Perguntei o preço de uma consulta de neurologia num médico particular (medicina do sono). 75 euros a primeira consulta e 65 euros as restantes. Uma loucura!
(Também não é novidade que os médicos especialistas são os primeiros a lucrar com as listas de espera nos hospitais. O que, no mínimo, faz pensar. Ainda há profissionais que de facto se preocupam com os doentes mas a grande maioria atende mal nos hospitais públicos e desfaz-se em simpatias no consultório privado. O que também não é novidade nenhuma. Basta ver as inúmeras reportagens nos telejornais diários.)
Vou ter de recorrer à automedicação.
Vou lutar com todas as minhas forças. Não quero conceber sequer a ideia de não conseguir mas não será por não fazer tudo o que posso enquanto posso.
Ok, o meu cérebro não funciona como deve ser. Às vezes falta serotonina, às vezes tenho ataques de ansiedade (que não se tornam em ataques de pânico porque descobri os médicos certos que me recitaram os ansiolíticos certos), e não durmo às horas "certas".
E não tenho muito dinheiro para procurar os especialistas adequados.
E é assim.
E podia ser muito pior. Pelo menos, ainda estou lúcida. Às vezes.

Sem comentários: