segunda-feira, 14 de março de 2005

"The Vampyre", de John Polidori

"The Vampyre" de John Polidori é uma curta história que conta como um jovem nobre inglês e a sua irmã são vítimas de Lord Ruthven. Lord Ruthven não é apenas um vampiro. Será muito provavelmente o primeiro vampiro da história da literatura do vampiro moderno. Primeiro que Drácula, muito antes de toda a concepção do vampiro como ser sedutor, elegante e capaz de passar despercebido entre os vivos.
"The Vampyre" foi publicado pela primeira vez na "The New Monthly Magazine", em Abril de 1819, e a sua autoria foi atribuída a Lord Byron.
Aliás, a história da história é tão interessante que merece por si própria ser contada. No verão de 1816, Lord Byron, o poeta Shelley e a sua esposa Mary Shelley, e John Polidori, em viagem para a Itália, viram-se forçados pelo mau tempo a passar a noite num lugar não previsto. Para se entreterem, desafiaram-se a inventar histórias de terror para se assustarem uns aos outros. Desta noite saíria o clássico de Mary Shelley, "Frankenstein" e, menos conhecido, "O Vampiro", de John Polidori. Na altura não levado em consideração, este conto foi simplesmente a base da inspiração de Bram Stoker ("Drácula"), Sheridan le Fanu ("Carmilla") e Edgar Allan Poe (por exemplo, "Berenice").
O conto, uma história de falsa amizade e sedução entre o vampiro e o jovem inglês e a irmã deste, é também a primeira pista para compreender a vocação e inclinação sexual do vampiro como o vemos hoje no cinema e na literatura (sendo Anne Rice um dos maiores exemplos). Subtilmente, está tudo lá.
É, portanto, um conto obrigatório para todos os amantes da mitologia vampírica.
Além disso, é curtinho e lê-se depressa.
É pena estar tão pouco divulgado em Portugal. Espero que este seja o primeiro passo para mudar essa lacuna. Leiam, imprimam e passem aos amigos.

A história integral pode ser lida aqui.

Fontes: John Polidori & the Vampyre Byron

Sem comentários: