sexta-feira, 4 de março de 2005

Era de Aquário

Há muito tempor que me intrigam as modificações que a Era de Aquário vem trazer ao mundo que conhecemos.
Este post não pretende ser uma cópia da informação disponibilizada por especialistas mas apenas a minha leitura do que tenho lido. Direi apenas - para quem não sabe minimamente do que estou a falar, e sem querer entrar em pormenores técnicos porque não é disso que quero tratar - que o mundo é influenciado por um signo que só muda cerca de cada 2000 anos. Ao contrário do andamento do horóscopo normal, o signo que influencia o mundo vai andando "para trás". É por isso que estamos ainda na Era de Peixes e vamos entrar na Era de Aquário. Uma vez que o signo muda de 2000 em 2000 anos, chama-se à sua influência Era. E uma vez que uma Era dura tanto tempo, 100 anos antes da "passagem" começam-se já a sentir as influências da Era seguinte.
Não se chegou ainda a uma conclusão sobre a data exacta da passagem (ver THE COMING OF THE NEW AGE AQUARIUS ou Age Of Aquarius, por exemplo), mas não há grandes dúvidas entre os estudiosos da astrologia que a New Age (Nova Era) está à porta. Muits explicam o movimento hippie dos anos 70 como a primeira influência notória da Era de Aquário, já para não falar de toda a evolução tecnológica do século XX (muito mais rápida do que aconteceu em 6000 anos de História).

A minha leitura da Era de Aquário, ou, como vai ser o futuro? Tendo em conta as características do próprio signo, será científico, vanguardista, excêntrico e solidário. Não sem perdas. A grande perda da Era de Aquário (se perda se pode chamar) será a noção de família como a conhecemos hoje. Isto porque para o Aquário a verdadeira família é a que nasce da amizade, não dos laços de sangue. Esta mudança da noção de família não é nova na história da humanidade. Ao longo dos séculos houve vários tipos de organização familiar. A partir de agora a família sanguínea será cada vez menos importante.
Outra perda, decorrente desta, é a nossa noção de casamento. Costumo dar um exemplo que é explicativo. Na série "Ficheiros Secretos", Mulder e Scully amavam-se mas nunca abdicaram da individualidade do "eu" para constituir o "nós". Não é o fim do romantismo. É uma forma diferente de viver o amor, com independência. A independência que é tão importante para o signo de Aquário. A sociedade terá de se reestruturar para permitir mais espaço ao indivíduo e novas formas de entreajuda que não passem pela família tradicional como a conhecemos há milhares de anos.
Aliás, a série "Ficheiros Secretos" foi a muitos níveis profética. Não acredito que a Fé desapareça. Muitas vezes dá-se a entender esta ideia, em especial, em contraponto com a Fé da Era de Peixes, a era actual, em que a humanidade se organizou em redor da Fé. O que me parece é que a sociedade se vai organizar em torno da ciência mas vai exigir, pela primeira vez na História, que a ciência comprove ou desacredite a Fé. Nunca o Homem exigiu tanto. Nunca o homem se atreveu a olhar para Deus ao miscroscópio. Vai acontecer. Tal como na série "Ficheiros Secretos", em que a céptica Skully não se recusava a analisar a hipótese do sobrenatural, ao contrário (e perante o escárnio) de toda a comunidade científica.
A Fé não desaparece com a Era de Peixes. A Fé torna-se mais uma variável científica.

O sobejamente conhecido sentido de fraternidade do signo Aquário é uma esperança para o futuro. A esperança de que a tecnologia feita pelo homem não venha a destruir o próprio homem e o planeta que ele habita.
Individualidade, independência, espírito científico, fraternidade. A humanidade vai viver no "futuro".

Sem comentários: